Justificativa

A cidade do Natal já teve um dos mais antigos festivais de cinema do Brasil. Contudo, ano após ano, o festival não demonstrou vigor necessário para se estabelecer como um festival de referência para o Brasil e para o mundo, assim como os de Brasília e Recife, por exemplo.

O CINE FEST RN vem contribuir para a disseminação do audiovisual norte-rio-grandense, apostando na capacidade e presença que os produtores independentes do nosso Estado estão no cenário dos festivais no Brasil e exterior.

Tanto o Festival competitivo de filmes de longa metragem, como a Mostra de curta do RN vão incrementar as atividades do audiovisual local, através da ampliação de espaço de exibição dos filmes produzidos aqui e o intercâmbio com cineastas visitantes, visando uma aproximação dos que fazem cinema no nosso estado com cineastas nacionais.

Aliar o TURISMO e a CULTURA é prática de vários países do mundo, com vistas a proporcionar tanto a um quanto ao outro uma aproximação que renda desenvolvimento, ocupação e renda, por isto realizaremos um concurso de fotografia tendo como tema “TURISMO E CULTURA NO ELEFANTE”, serão selecionados doze trabalhos, com prêmio para o vencedor e prêmio participação as demais, cujas obras farão parte do acervo da Pinacoteca Potiguar e o direito de uso por dois anos pelo Estado do Rio Grande do Norte.

O Festival competitivo nacional e a Mostra de filmes do RN serão realizados em cinema da capital, durante cinco dias.

Para além deste local, a Mostra de curtas do RN será levada às praias de Ponta Negra e Redinha, com exibição ao ar livre, tendo como referência os antigos cinemas tipo Drive in.

Para ampliar o conhecimento da cadeia produtiva do audiovisual local será realizado um seminário (com tema a ser definido) com a presença de profissionais da área de nome nacional, oficinas de curta duração com foco nas várias faces da indústria do audiovisual (roteiro, direção, iluminação, etc.). Tanto o seminário como as oficinas estarão abertas ao público e gratuitamente.

Posto isto, entendemos que o CINE FEST RN tem a possibilidade de reinserir o Estado do Rio Grande do Norte como roteiro para os realizadores nacionais e locais e que vai se estabelecer como um festival de encontros e possibilitando saídas dos nossos realizadores daqui para o Brasil e o mundo.